segunda-feira, 11 de maio de 2015

Depoimento: Como comecei a ler

Oi Luluzeiras..
Hoje vou mudar um pouco do foco de maquiagem para prestar meu depoimento de como comecei a ''pegar gosto pela leitura''
Hoje (11/05), por conhecidência, abrindo o facebook encontrei uma entrevista de Eduardo Spohr pelos 10 anos de A batalha do apocalipse ( Sua primeira obra) e ele falou que muitos dos leitores começaram a gostar de ler por causa do Harry Potter e, eu não fui uma delas. Estou lendo agora, com 26 anos, acredita?..kkk
Na época em que esta saga fez muito sucesso, eu não era leitora assídua ainda. O que eu lia era só para a escola e eram aquelas leituras clássicas que eu odiava. Quem nunca??
E , numa certa aula de literatura a professora resolveu fazer um trabalho diferente: Deveríamos fazer grupos de leitura e escrever um roteiro para apresentar para os outros alunos, e um dos livros era O REI ARTHUR E OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA. Pois é, lembro de não ter lido o livro por apenas ter um exemplar, mas escolhemos um representante para ler e escrever esse roteiro, lembro-me de ter representado Guiniver e foi por aí que comecei a gostar do assunto. Conseguimos a maior nota, mesmo sem ter ensaiado pelo pouco tempo que tínhamos e os meninos geralmente, não levaram a sério..kk
Então no mesmo ano aconteceu a FEIRA DO LIVRO  de Porto Alegre e, foi aí que comprei meu primeiro livro. O preço estava realmente ''salgado'' mas, não me importei. Comecei a gostar muito do assunto ''Era Medieval'' e acabei indo no ano seguinte na Feira novamente e comprei mais livros, dalí em diante não consegui mais parar de ler e muito menos parar de comprar (este é o meu mau..kk).
Depois de conhecer esse mundo mágico, não quero mais parar. Os filmes que são baseados nos livros, tenho o costume de assistir depois da leitura, assim como estou fazendo com o Harry Potter (Lendo ''As relíquias da morte''), houveram filmes que assisti primeiro, mas não desistir de ler os livros depois, até para poder compará-los. Como os leitores dizem: ''Não julgue um livro pelo filme!'', são apenas filmes baseados nos livros, mas nunca são iguais.
Livros como Star Wars, Senhor dos anéis, Crepúsculo, Percy Jacson, Guerra dos tronos, Jogos Vorazes e outros, fazem parte de minha lista de leituras e já tenho seus exemplares, mas todos os anos como eu divulgo no blog, faço uma lista de leituras que procuro cumprir (na maioria das vezes não funciona!). São clássicos que não deixarei de ler e que em algum momento de minha vida lerei com muita curiosidade!
Livros de atividades pedagógicas como: Termine este livro (fazendo no momento), Uma página por vez, Floresta encantada e outros também fazem parte da minha biblioteca particular.
Não tenho um estilo de livro preferido, pois sei que um bom leitor lê de tudo, desde auto-ajuda a romance! Muitos dos estilos eu ainda não experimentei, por exemplo, os quadrinhos eu lia só quando criança e parei de ler, sinto saudades desse tempo que quero retomar as leituras, o que me incentiva é a volta á infância e os box da LP&M que são meus preferidos. Último livro de romance que li foi ''A culpa é das estrelas'' e só..kk
O que me chamam mais a atenção é o estilo de literatura fantástica, mas nunca vou descartar outros estilos. Pois, todos são ótimos gêneros e realmente, ter mais livros do que se pode ler é um incentivo maior ainda de não abandonar essas leituras.

 Acredito que o incentivo a leitura deve acontecer desde a barriga, pois quando o bebê tem 6 meses a barriga, seu ouvido já está desenvolvido e já pode ouvir histórias com poucas palavras e muita repetição. Outra alternativa são os audio-books que são bem legais.
Depois dos 4 anos, pode-se ler gibis e mostrar os quadrinhos ao seu filho. Para que ele já comece a gostar desse mundo e, aos poucos aumentar a dificuldade da leitura de acordo com o que ele começa a aprender a ler e escrever.
Exercitar a mente desde pequenos, isso é uma atividade maravilhosa para se fazer entre pai-filho ou mãe-filho!
Quem sabe assim o adulto que não tem o hábito da leitura, passe a ter!

Em um post anterior, escrevi sobre maneiras e lugares que você possa usar para ler.

Tenha em mente que a leitura tem milhares de benefícios e quando, se exercitado desde criança, se cria um cidadão responsável e inteligente!