sábado, 5 de julho de 2014

Bibliofilia X Bibliomania

Quem tem amor aos livros com certeza irá se familiarizar com essas palavrinhas.
Colecionar livros é um costume das pessoas com mais de 40 anos e provavelmente, se você tem essa familiaridade de crescer entre os livros, com certeza que você saberá do que estou falando.
Ouvi a pouco tempo sobre Bibliomania e Bibliofilia e resolvi pesquisar a respeito pois, sou uma colecionadora de livros a 3 anos e sempre quando há novidades nas livraria e promoções nos sites de compras eu não consigo deixar de aproveitar. É uma compulsão de alguma forma, boa.
Todos os livros que possuo são leituras que me atraíram de alguma forma. As pessoas me falam que eu tenho que tratar-me pois sou uma compulsiva por livros. E assumo que tenho sim certa compulsão, mas sempre respondo que todos os livros que tenho algum dia irei ler em minha vida. São clássicos da literatura brasileira e/ou estrangeira, terror, fantasias e etc. Não costumo compra-los apenas por comprar e sim, para ler. É minha forma de sair do ''mundo real'' para um ''mundo encantado'' que amo de verdade.
São sagas como a do Tigre, Guerra dos Tronos, Harry Potter, Senhor dos Anéis e Os instrumentos mortais que me chamaram a atenção e que irei ler aos poucos, mas um dia terminarei.
Cada livro cuidado com carinho, longe do sol e da poeira. Como um amante de livros diria: ''São meus tesouros encantados''.

Bibliofilia é então, entende-se a arte de colecionar livros tendo em vista circunstâncias especiais ligadas à publicação deles, segundo o verbete de Aurélio Buarque de Holanda. No entanto, são essas duas palavras "circunstâncias especiais" que mais despertam dúvida e mais lugar oferecem à divagação. Popularmente, denominamos de bibliófilo aquele que costumar ler com muita frequência. João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como aquele que ama os livros.
Vale ressaltar não confundir bibliofilia com a bibliomania, que consiste no simples ato de comprar livros, não necessariamente lendo-os. Assim, o bibliófilo o pode ser sem mesmo possuir nenhum livro assim como o bibliomaníaco pode sê-lo sem ler algum.

Bibliomania é uma desordem obssessiva-compulsiva, que consiste numa recolha, e colecionamento, de livros, a tal nível que pode causar um deterioramento das relações sociais, entre a pessoa envolvida, e as mais próximas.
A bibliomania é caracterizada por um coleccionamento de livros sem qualquer valor, tanto para o bibliómano, como para uma colecção. O bibliómano pode adquirir grandes quantidades do mesmo livro, e da mesma edição, mesmo que não tenham qualquer significado para si.
Um exemplo desta desordem, é a personagem interpretada por Mel Gibson, em A Teoria da Conspiração (Conspiracy Theory), que sofria de uma forma de bibliomania induzida, que o levava a comprar um exemplar de O Apanhador no Campo de Centeio (Catcher In The Rye ), de J. D. Salinger, toda a vez que saía do seu apartamento.