sábado, 3 de maio de 2014

Higiene: Tudo o que você precisa saber sobre Absorventes

Parece ser algo que nós, mulheres, já nascemos sabendo, mas existem algumas regras quanto ao uso do absorvente que todas precisam conhecer. O uso incorreto do acessório pode causar infecções e até ferimentos. Veja se você está fazendo tudo certinho:

1. De quanto em quanto tempo devo trocar o absorvente?
Tanto o interno quanto o externo devem ser trocados, em média, a cada duas ou três horas, ou quando estiverem cheios, dependendo do fluxo. Se passar de seis horas, o local ficará propenso à colonização de bactérias e fungos, causando infecção.
2. É recomendado tomar banhos com mais frequência durante o período menstrual?
Não são necessários mais banhos, mas, se possível, é interessante que o sangue menstrual seja limpo a cada troca de absorventes. Sempre que possível, faça a duchinha vaginal ( se recomendado pelo Ginecologista) ou  use lencinho umedecido com água ao invés de passar papel higiênico.
3. Posso dormir com absorvente interno?
Sim. Não há restrições, contanto que a mulher não permaneça durante um período muito longo com o mesmo absorvente.
4. Sou virgem. Posso usar o tampão interno?
Existe um tipo de absorvente específico para adolescentes, que é bem fininho. Porém, é preferível evitar, pois, dependendo do tipo de hímen, ele pode ser rompido com o uso do absorvente interno. A menos que a paciente já tenha consultado um ginecologista e recebido orientações, de maneira geral, é melhor usar o externo.
5. O absorvente interno é mais higiênico do que o externo?
Não. Os dois podem proliferar bactérias e fungos e causar algum tipo de infecção vaginal se não trocados dentro do período indicado.
6. É normal que o absorvente interno incomode um pouco?
Não dói para colocar e não deve ficar incomodando. Caso isso aconteça, provavelmente o absorvente está mal colocado.
7. E se a cordinha arrebentar?
Se o acessório for usado corretamente, é muito difícil que isso aconteça. Porém, se acontecer, a mulher deve tentar puxá-lo com os próprios dedos e, caso não consiga, procurar um ginecologista ou Pronto Socorro. Desde que seja retirado, ele não apresenta perigo. Muitas adolescentes pensam que sem a cordinha o absorvente vai parar em outro lugar, mas ele permanece ali.
Obs.: Na descrição do produto do absorvente interno pede-se que antes de colocar, puxa-se a cordinha levemente para ter certeza que não irá escapar.
8. Qual o jeito certo de introduzir o tampão interno?
A posição mais prática é em pé, com uma das pernas ligeiramente flexionada. Apoie o pé em cima do vaso sanitário e introduza o tampão devagar, usando o dedo ou o aplicador.
9. Posso usar o absorvente interno e externo ao mesmo tempo?
Para Dra. Elisabete, se for necessário, a mulher pode, sim, recorrer à prática. No entanto, não é normal ter um fluxo tão intenso e recomenda que, neste caso, a mulher procure um ginecologista para investigar as causas de uma possível patologia.
10. Como sei qual tamanho de absorvente devo usar?
Existem absorventes ideais para o fluxo maior ou menor. Escolha de acordo com o momento da menstruação. Usar um absorvente interno muito grande sem necessidade pode causar o ressecamento da vagina e até ferimentos na hora de retirá-lo.
11. O absorvente pode causar alergias?
Pode haver casos de alergia ao produto, mas é pouco frequente. Quem tem a pele mais sensível geralmente tem restrição ao uso do absorvente externo que tem a última camada feita de plástico. Neste caso, prefira o absorvente interno ou o externo com a última camada de algodão.
12. É verdade que a menstruação não desce na água? Não preciso usar absorvente neste caso?
Na verdade, a menstruação desce na água, sim, mas em um fluxo menor. Por isso, sempre que entrar no mar ou piscina, é preciso estar usando absorvente. Se possível, prefira o interno, já que o externo vai absorver também a água e encher.