quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mania de Leitura

Olá Luluzeiras! Como estão?
Primeiramente quero desejar um próspero 2014 para todas as leitoras do blog e familiares. Todos abrindo este ano e fazendo promessas para si mesmos - tanto pessoal quanto sentimental.
E, uma das minhas promessas que fiz foi escrever mais matérias para vocês aproveitarem. Escreverei matérias exclusivas com resenhas de livros e filmes - uma de minhas paixões - curiosidades e recomendações também. Espero que gostem porque este ano promete!
Bem, após essas correrias de Natal e Ano Novo, aproveitei essa ''brecha'' para colocar minhas leituras em dia. Como todo o inicio de ano, eu fiz uma lista de livros que pretendo ler durante o mesmo. Essa é uma boa estratégia para ter vastos conhecimentos da língua portuguesa - e quem sabe outras línguas também - e, ajudar na escrita.
Para quem não tem costume de ler, darei algumas dicas:
1°) Escolha um livro que deseja ler e o formato (impresso ou digital);
2°) Você pode dividir a leitura das seguintes maneiras:
A - Se os capítulos forem pequenos, separe-os por dia, ex.: Todos os dias vou ler 10 capítulos.
B - Se os capítulos forem extensos separe por quantidade de páginas, ex.: Vou ler 20 páginas por dia.
3°) Leia todos os dias, mesmo que seja metade de sua meta de leitura. Mas nunca deixe de ler.

A seguir uma lista de benefícios:
- Você pode ocupar seu tempo lendo em qualquer lugar. Ex.: Na fila do ônibus ou do banco, nos horários de lazer, nos intervalos do trabalho ou da escola e etc.
- É portátil e leve, dá para ter um livro sempre na bolsa;
- Se puder, durante o trabalho você pode ''ouvir'' um livro. É, existe versões narradas de clássicos da literatura e algumas modernas também;
- Enriquece o vocabulário, seja na escrita como na própria leitura. Além de você garantir conhecimentos que você poderá usar em qualquer fase da vida;
- Os tipos de livros são vastos: vai desde ficção e terror até auto-ajuda e romances. A escolha é sua!
- Você poderá ''viajar'' para diversos mundos e lugares do planeta sem precisar sair de casa, pois a diversão estão nos detalhes do mesmo;
- Pra quem faz vestibulares para as faculdades, ler é a tarefa mais importante, além das histórias clássicas, que geralmente eles pedem, é importante ler revistas e jornais para ficar bem informado. Lembre-se: A redação é sempre a nota mais pesada.

Como adquirir livros:
Como eu comentei antes, existem vários formatos: Os impressos que, podem ser tanto os originais quanto os livros de bolso;
Opinião: Eu, particulamente, gosto mais dos livros de bolso, são fáceis de carregar e acessíveis ao bolso.

Existem os livros digitais, que você pode baixar para seu computador (seja no notebook ou no tablet), você pode baixá-los de sites de compras ou de outros blogs de graça. Os de lojas, são acessíveis ao bolso;
E, também tem os ''audio-books'' ou livros para ouvir, que você pode comprar ou baixar da internet.

Viu, agora não tem mais pretexto para não ler!
Opinião: Se você não quer comprar livros e tem preferência pelos impressos, você pode se associar nas bibliotecas públicas e/ou usar a da sua escola/curso/trabalho/faculdade;
Para comprar livros acessíveis, você pode comprar em um Sebo, os livros são usados mas muito bem conservados.
Se você prefere comprar, use os sites das livrarias e aproveite quando seu livro preferido estiver em promoção. É  a maneira confortável de comprar e com preços mais baratos. Você só pagará o frete!
Opinião: Os sites que eu uso são -
www.americanas.com.br
www.saraiva.com.br
www.livrariacultura.com.br
www.submarino.com.br
As feiras do livro de sua cidade também é uma maravilhosa alternativa para comprá-los a bons preços.

E, para quem é amante de livros, ter uma biblioteca particular é um sonho. Para isso você não pode ter medo de investir neles. Pois você poderá aproveitá-los o máximo lendo quantas vezes quiser.
Uma dica: Compre aos poucos e aproveite quando os mesmos estão em promoção!
Se você já possui uma estante cheia deles, parabéns! Pois, você tem nas mãos um tesouro cheio de conhecimentos, histórias e viagens maravilhosas.

Se possui crianças em sua casa, a dica é: Incentivar a leitura desde a barriga. No 5° mês de gestação você já poderá ler e cantar para o bebê, pois sua audição já estará desenvolvida. E, após uns 2 anos, leia histórias para dormir. Os clássicos contos de fadas são maravilhosos para as crianças porque ajudam a desenvolver a imaginação aprendendo, ouvindo e falando.
Lembre-se: A criança que lê possui conhecimentos além de sua idade. E, todos os pediatras incentivam a idéia.

Termino este post com uma frase famosa:

''Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.''
Mario Quintana