sábado, 28 de setembro de 2013

Saúde: Saiba os benefícios da Natação para sua vida


           A natação é um esporte muito disputado no Brasil e, acima de tudo, um dos exercícios mais benéficos para a saúde física e mental.
           As pessoas que praticam a natação possuem a pele mais viçosa, os cabelos mais brilhosos e, além de tudo, um bom equilíbrio da mente para dormir bem, respirar melhor e sentir-se mais leve para enfrentar o dia-a-dia com tranquilidade.
          Veja mais alguns benefícios que a Natação lhe traz:

- Reduz o risco de episódios cardiovasculares
Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
- Melhora o sistema respiratório
Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.
- Fortalece as articulações
A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.
- Sobe a auto-estima
Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental.

Quem pode fazer natação?

Todas as pessoas, incluindo grávidas, bebês com mais de 4 meses e idosos. Pessoas com problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite e sinusite não tem contra-indicações. A natação pode melhorar também problemas cardiorrespiratórios, doenças de pulmão e rins, problemas crônicos como diabetes e pressão alta, só tem a beneficiar-se com os exercícios. Os médicos recomendam a natação para todas as pessoas que também tem paraplegia, tetraplegia e/ou outras deficiências físicas.