domingo, 16 de junho de 2013

Conheça as maquiagens ecológicas

Pense Verde: Beleza extraída da Natureza

A riqueza do solo produz muitos produtos utilizados no cotidiano.
A maquiagem ecológica é uma das grandes sacadas naturais lançadas no mercado dos cosméticos.
Composta por minerais, bases, pós compactos, batons, sombras e blushes prometem beneficiar a pele interagindo com o meio ambiente, incentivando a reciclagem, durabilidade das makes e beneficiando o corpo humano.

Para aproveitar os recursos minerais em abundância no planeta, muitas empresas do cosméticos passaram a investir nos produtos que têm na composição substâncias que oferecem melhorias importantes à pele, como o dióxido de titânio - que possui ação inflamatória e calmante - e o óxido de zinco, com ação antisséptica. Além disso, a pureza dos minerais oferece uma maior afinidade com o pH da epiderme (camada externa da pele), e seu prazo de validade chega a ser de 2 a 3 anos. A fórmula não apresenta corantes sintéticos e fragrâncias prejudiciais. Ao contrário, são adicionados compostos que trabalham a favor da beleza e saúde da pele.

Tradicionais X Minerais

Não é novidade para ninguém: as maquiagens tradicionais, que não possuem minerais como matéria-prima, são carregadas de produtos químicos. Essa mistura de substâncias, além de tóxica, pode prejudicar o solo se o descarte for de forma incorreta. As embalagens raramente podem ser recicladas devido aos resíduos. A maquiagem mineral tem longa duração, para que a consumidora utilize-a até o fim. A composição natural não agride o meio ambiente porque veio direto dele.

Palavra de Especialista:

''- Como não contém conservantes, os cosméticos minerais não agridem a pele como as maquiagens tradicionais, à base de produtos químicos. Além disso, as substâncias extraídas dos solo não causam alergia na maioria dos casos.'' Explica a dermatologista Rachel Garcia.
Rachel enfatiza que os produtos com substâncias extraídas da natureza não menos nocivos para a pele, por isso têm preferência. No entanto, a variedade oferecida pelas marcas de cosméticos ainda é pequena e com um preço um pouco maior do que as tradicionais.

Onde encontrar a make up ecológica?
  • A linha Mineral, da Contém 1g, vem com a garantia de ser fabricada somente com ingredientes minerais 100% puros. Seus produtos não contém talco, óleo, cera ou fragrância, sendo recomendados para todos os tipos de pele;
  • A linha Make B, d'O Boticário, é feita de minerais puros como argila mineral e pedra ametista;
  • A Mary Kay oferece maquiagens desde batons a bases cremosas, fabricadas com minérios;
  • Outra opção: linha Smooth Minerals Avon.

Fonte extraída do jornal Diário Gaúcho 15 e 16/06/2013