sexta-feira, 29 de junho de 2012

A história dos chapéus

De acordo com o site Wikipédia, o chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça.
Várias palavras estão relacionadas ao chapéu e seu uso, confecção e tipos. Chapeleiro é aquele que confecciona o chapéu, ao passo que a chapelaria é o local onde este é feito ou vendido. Já chapeleira é a caixa onde o mesmo é acondicionado. O hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu era denominado chapelada.
Nas casas, no comércio e em repartições públicas até meados do século XX o porta-chapéus era um móvel presente e indispensável - uma vez que as regras de etiqueta não permitiam o uso do adereço em lugares cobertos.
Copa é a parte superior do ornamento, cujo lado interno tem a boca, ao passo que aba é o rebordo proeminente, externo. Na parte interna tem-se o forro e a carneira; são ainda partes do chapéu a faixa e a pala, respectivamente a faixa externa e o "corpo" da aba. Muitos formatos, entretanto, não possuem esses componentes.
Para a confecção do chapéu usava-se o arcão, máquina destinada a dar o formato curvo (em arco, donde o nome) à lã com que se fazem chapéus de feltro (uma camada desse material é usada como reforço, chamada, por sua vez de capada). A copa é feita em fôrmas, em diversos tamanhos, obedecendo a numerações que são variáveis, até mesmo entre fábricas. As abas eram feitas num instrumento denominado formilhão, ao passo que a boca da copa é determinada pela formilha.
A tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, é chamada de carneira, e é colocada na parte interna, próximo à aba.
O casco é como se chama, nos chapéus femininos, à armadura que recebem para dar-lhe o formato.
Cinteiro é o laço que orna o chapéu; já o cocar eram os adereços, como penachos, que os distinguiam. Chapéus antigos chegavam a ter fivelas).
Diz-se gebada à pancada que se dá, no chapéu, para que se amasse, apresentando curvaturas.
A propriagem é o trabalho de acabamento, feito pelo chapeleiro, depois de tinto o chapéu. A pelota é a almofada usada por estes a fim de alisarem o chapéu, depois da engomação.
O egrete (ou egreta), era o ornato confeccionado em penas finas e compridas, inspirado em penachos da cabeça de algumas aves, especialmente das garças, foi um enfeite bastante usado em chapéus femininos no século XX. O tope é o nome do laço de fita, que por vezes enfeitava tais modelos.
O uso do chapéu variava conforme a moda. Assim, por exemplo, usá-lo à zamparina era o modo de inclinar o adereço para frente e à direita, entre os séculos XVIII a XIX.

Bonés e gorros

Tem-se, para tais ornamentos, partes específicas, que podem ou não estar presentes, a depender do seu uso ou modelo.
Assim, a pala estará na parte inferior frontal da barretina ou boné militar, e outros. A orelheira é o apêndice que protege as orelhas, e o tapa-nuca o destinado à proteção do pescoço. A viseira é a pala prolongada dos bonés.

Histórico


O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina - sendo o homem o responsável pela defesa da tribo ou do clã, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo.
Teriam, assim, nos mais primitivos formatos, uma espécie de gorro feito em couro, ou em tecido, nos antigos turbantes já presentes cerca de 4.500 anos a.C.
Cerca de 3000 a.C., na Mesopotâmia, surgem os chapéus que trazem um misto de elmo com capuz, que uns mil anos depois (2.000 a.C.) evolui para um formato mais aprimorado. Torna-se, neste mesmo período, um adereço de dignidade, nobiliárquica, militar e sacerdotal do Antigo Egipto. O primeiro chapéu que encontra em suas formas mais semelhantes com o formato "clássico" (ou seja, contendo as partes principais do adorno), é o pétaso grego, cuja origem remonta ao século IV a.C., junto ao píleo. O primeiro encontrou sua forma romana, junto ao capucho, sendo este povo o primeiro a criar um capacete.

Atualidade:

Atualmente o chapéu está na cabeça das mulheres para enfeitar e proteger. É acessório principal nas praias e voltou com tudo após a companheira do Principe William, Kate Midleton que lançou novamente a moda dos chapéus.

Acessórios de cabelos


Que mulher não gosta de entrar naquelas lojinhas de biju e comprar várias presilhas de cabelos, diademas e borrachinhas?
Pois esses acessórios nunca sairam de nossas cabeças, são peças com flores, laços, coloridas, rendadas, delicadas e superfashions. É sempre um arremate no look, por isso é legal ter uma caixa cheia dessas miudezas de cabelos e fazer a festa ao compôr um look. Elas nunca saem de moda e podem ser usadas em qualquer ocasião.
Não importando o comprimento de seus cabelos, os acessórios são cheios de charme e deixam o look mais interessante, mesmo sendo uma produção mais básica.
Não economize ao comprara acessórios de cabelos, pois são muito bonitos.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ecobags

Lindas, versáteis e acima de tudo Ecológicas. É  a definição dessas sacolas fashions e bem boladas para um Brasil mais sustentável. As sacolas ecológicas são um marco do nosso consumismo, pois além de substituir as sacolas plásticas que fazem mal ao nosso meio ambiente e polui demorando milhares de anos para se decompôr elas ainda tem uma serventia super importante, pois seus tamanhos e materiais são super resistentes. Alguns desses materiais foram feitos para se decompôr após um certo tempo de uso e outros para nunca se decompôr, por isso é legal escolher a sacola que mais se parece com você, pois ela irá te acompanhar por muitos anos.
Somos muito consumistas, por isso o melhor é usar essas lindas sacolas ecológicas. Vamos pensar um pouco mais em nosso planeta diminuindo a quantidade de sacolas plásticas sujando nossas ruas e cidades. Para você ter uma idéia do que uma pequena sacola plástica pode fazer com uma cidade, observe esse exemplo que acontece muito sem ao menos nós perceber-mos:
Exemplo.: Você encontra uma criança brincando com uma sacola e ela solta para que o vento a leve, a criança acha isso legal porque ao invés de usar uma pipa, a sacola voa mais rápido e mais alto. Onde essa sacola irá parar? O vento pode levar para vários lugares, incluindo poderá cair em um boeiro, que irá intupir a rede de esgoto e com uma pequena chuva, irá deixar a rua com inchente.
Com esse exemplo, você se sentirá mais á vontade e consciente para usar uma Ecobag super fashion.
Grandes beijos!

Saiba como armazenar e cuidar de suas roupas

Todas nós, mulheres, adoramos comprar roupas e encher nossos armários, closets e guarda-roupas. Mas, sabemos que devemos arazená-las bem, organizar tudo e deixar limpas para o próximo uso. Você sabe o que fazer?
Bem, para começar, darei uma dica indispensável: Nunca guardar suas roupas à vácuo. Mas aí vc pergunta o porque disso. Por que as roupas precisam respirar, lógico que à Vácuo corre menos riscos de pegar poeira. Então, no lugar de guardar à vácuo, que tal deixar as portas de seu roupeiro sempre fechadas? Ou pendurar seus vestidos e roupas mais bonitas em um cabide. Nos dias de hoje existem proteção para roupas que você pode tanto usar nos cabides quanto dobrar suas roupas e hedredons e cobertores em formato de caixa, prefira as proteções de TNT ou outros tecidos que permite a respiração celular das roupas. Outra dica super importante é limpar seu roupeiro a cada mês, pois nos cantinhos sempre guardam bichinhos indesejáveis que ás vezes não enxergamos como traças, aranhas ou cupins. Para armazenar suas roupas você pode passá-las sempre antes de guardar e antes de usar novamente, para matar qualquer animalzinho que possa ter passado por elas e evitar algum problema de pele depois do uso. Ao passá-las você poderá usar qualquer spray natural, isso deixará suas roupas cheirosas e macias. Prefira usar o ferro á vapor.
Cuidado ao lavar tecidos finos na máquina, prefira lavar á mão. Tecidos grossos você pode lavar á máquina sem medo. Existe esferas que evitam manchas e bolinhas nas roupas, use-as. Acredite, funciona..hehe! Outra dica importante é sempre desmanchar o sabão em pó ou líquido e até mesmo o amaciante antes de colocar no compartimento da máquina, isso evita manchas de produtos. Nunca deixe de desmanchar.
Se em seu roupeiro estiver com traças, não use naftalina, isso deixa as roupas fedorentas. Você pode usar um pote de bicabornato de sódio em uma das partes de seu movel, isso tira a umidade que serve de atrativo para as lavas de traça. Ou, existem outras maneiras de tirar a umidade com outros produtos que estão no mercado.
Lenços e cachecóis você pode pendurar no cabide ou até mesmo guardar em caixas decorativas enrolados em papel de seda. Isso conservará por muitos anos seus acessórios.
Bem, por hoje é isso caras leitoras!
Logo teremos novos posts legais em nosso blog feminista..hehe!
Bjos!