sábado, 9 de junho de 2012

Sobrancelhas: O cartão-postal do seu rosto


Sem sombra de dúvidas, as sobrancelhas são um dos elementos fundamentais da beleza da mulher. Pois tornam em evidência a beleza natural do olhar, como também evidenciam as características pessoais.
Na hora de fazer a sobrancelha é preciso levar em conta o formato do rosto. Pois elas podem indicar a personalidade e até mesmo o temperamento de uma pessoa.


As sobrancelhas finíssimas já foram moda, mas atualmente são as mais grossas que fazem a cabeça das mulheres. Mas é preciso estar atenta para um bom design.
Normalmente, recorre-se a henna e isso dá um charme todo especial a sobrancelha. Principalmente no reforço da cor.
É possível também suavizar um olhar pesado, dando leveza à expressão, com o desenho certo é possível disfarçar partes do rosto que não agradam, suavizando os traços mais grosseiros e imperfeições.
Na verdade, fazer as sobrancelhas é uma das maneiras mais fáceis de valorizar e equilibrar as formas do rosto. Mas é necessário fazer uma análise da pessoa. Considerar a etnia, cor da pele e do cabelo, o formato dos olhos e a sua necessidade, como ampliar o olhar.
Além disso, esse trabalho, que parece simples para muita gente, pede mãos habilidosas. Afinal, um errinho pode derrubar o visual todo.

Micropigmentação: não é definitiva, dura em média um ano e sai com tempo:

A micropigmentação é uma técnica menos invasiva, com pigmentos para o rosto. Portanto, para quem tem medo de fazer e durar para sempre, fique tranquila, a micro dura em média um ano e é feita com pigmentos suaves para melhorar o traço de forma natural, sem chocar. Aos poucos até os homens tem gostado do resultado em suas esposas dizendo que a sobrancelha está mais bonita, é eles percebem sim!

O objetivo da micropigmentação de sobrancelhas é deixá-la ao ponto das pessoas notarem que você está diferente, mais bonita e não perceberem que é a sobrancelha que melhorou e se perceberem notarem que você se preocupa em se sentir melhor consigo mesma pois a sobrancelha faz toda a diferença.

O que você precisa saber:
  1. Proporção: Olhos grandes, rosto oval ou arredondado pedem sobrancelhas grossas e levemente arqueadas. Olhos pequenos e traços mais delicados combinam com sobrancelhas mais finas.
  2. Sobrancelha grossa é uma coisa, sobrancelha por fazer é outra. Veja a diferença.
    
    Sobrancelha Grossa vs Mal Feita






3. Saiba onde ela deve começar e terminar.
Definindo a sobrancelha
O #1 define onde elas devem começar, é uma linha de 90 graus que se traça desde a lateral da base do nariz.
O #2 é uma linha que começa no mesmo ponto e que passa pela íris, ela defina onde deve ser a parte mais alta do arco.
O #3 passa pelo canto exterior do olho e indica onde a sobrancelha deve terminar.
  1. Apare os fios rebeldes penteando a sobrancelha para cima e cortando com uma tesourinha fina todas as pontas que ficarem pra fora da linha da sobrancelha.
  2. Se a sua for falhada, preencha os espaços com lápis ou sombra numa tonalidade mais clara que a cor da sua sobrancelha (isso mesmo, sombra!). Depois esfumeie com um pincel chanfrado (aquele com as cerdas mais durinhas).
  3. Para mantê-las no lugar, use um gel de fixação próprio para elas ou máscara para cílios incolor (opção mais barata e multiuso!)
CUIDADO: Sobrancelhas finas demais ou muito marcadas dão um aspecto vulgar.
Se você nunca fez as suas e tem medo de tentar pela primeira vez, visite um profissional no assunto e depois siga você mesma mantendo o shape, retirando com a pinça os pelinhos conforme eles vão aparecendo.  Eu prefiro fazer assim, pois não tenho disposição pra ficar primeiro com a sobrancelha toda mal feita, esperando os pelos crescerem, pra só então poder depilar. Eu também acho que essa puxada na pele toda vez que se usa a cera quente, ao longo dos anos, deve causar flacidez nessa área dos olhos, não sei se isso acontece mesmo, mas acho que faz sentido…
 A moda passa, mas nem sempre os pelinhos voltam...
Uma vez que você descubra o que fica bem em você, cuidado com os modismos, pois volta e meia entra na moda sobrancelhas grossas, depois finíssimas, depois tipo mal feita… ficar brincando com esses fiozinhos preciosos pode custar caro, pois nem sempre eles crescem de volta no mesmo lugar…

1 e 3 - Pinça com a ponta inclinada possibilta que você fique com o objeto em um angulo plano ao rosto, ao mesmo tempo que consegue visualizar os pelos que está puxando. Ideal para quem faz a sobrancelha sozinha.
2 - Pinça  com ponta redonda é indicada para quem está começando a usar a pinça. Este modelo é mais indicado por uma questão de segurança do que para o desenho da sobrancelha.
4 - Pinça com ponta reta é o mesmo princípio da ponta redonda. Este modelo é indicado para quem ainda não tem muita segurança ao manusear o objeto.
5- Pinça com a ponta fina é ideal para pelos finos e/ou encravados. Para uma marcação mais precisa e bem desenhada.

Uma curiosidade pra você:



Saiba tudo sobre o Curvex

O curvex, ou popularmente conhecido como curvador de cílioos é um ótimo artificio para deixar seus cílios mais curvados e bonitos, além do rímel. Ele é próprio para quem tem cílios longos e retos, mas isso não quer dizer que você não possa usar. Esse acessório não é tão importante quanto o rímel, mas é interessante conhecer sobre o produto e entender como se usa, se acaso você quizer deixar seu make mais sedutor e bonito.

Como usar:

- O curvex deve ser usado antes do rímel, não esqueça! Após o rímel, pode quebrar seus cílios;
- Vá em frente ao espelho (para não apertar sua pálpebra por engano), se você tiver dificuldades de aplicar o curvex ou é a sua primeira vez, você pode usar um espelho de aumento (10x);
- Posicione seu curvex na raiz de seus cílios, aperte-o por 10 segundos, faça o mesmo no meio e no final dos cílios;
- Em seguida passe o rímel. Se quiser, pode passar o rímel para alongar e para dar volume ou até mesmo usar cílios postiços.

Tipos de curvex:



Dicas importantes:

- Prefira comprar os curvex que não precise trocar as borrachinhas, pois são dificeis de encontrar (se alguem souber onde encontrar, fale-me nos comentários, pois eu estou procurando-as para trocar);
- Se você possui o curvador que não é térmico (comum), você pode usar o secador de cabelo para aquecer o ferrinho e acelerar o processo;
- Cuidado ao utilizar o curvador térmico, pois se você apertar a pálpebra ao invés dos cílios, você acabará com queimaduras de 1º grau;
- O uso do curvex térmico é igual ao uso da chapinha, não use no banheiro por ser um local úmido e pode descarregar uma carga elétrica forte. Não use quando estiver de pés descalços e molhada.
Atenção: Todo o cuidado é pouco ao usar produtos elétricos!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Make: Conheça os tipos de máscaras para cílios e saiba usar corretamente

A máscara para cílios, ou popularmente chamada de rímel é um dos artifícios para um make moderno e lindo. Com várias camadas você pode mudar seu visual, não importa a cor, seja ela preta, incolor ou colorida, ela tranforma o make do geito que você quizer.
Temos que ter na nescesseire pelo menos uma máscara preta e uma incolor, pois não adianta, ela é indispensável para um make completo. O que será de um make sem a máscara? Concerteza não realçaria o seu olhar, cara leitora. Deixaria-o muito pra baixo e sem atrativos. Por isso ela é tão importante. Não deixe de usá-la e ter em sua nescesseire ou em sua bolsa.
Agora, mudando o foco de nossa conversa, você sabe usar o rímel? Sabe qual rímel você pode usar e qual o mais adequado para realçar o seu olhar? Sabe pra quê serve cada pincel do rímel?
Então, você agora irá conhecer os tipos de máscara e para quê cada uma serve. Espero que esse post possa ajudá-la á escolher o rímel mais adequado para seu tipo de cílios e que seja de seu agrado.

Como se usa a máscara?
1. Atenção para a posição ideal para turbinar o look: Em frete ao espelho, levante o queixo levemente e deixe os olhos soltos. Lembre-se de tirar o excesso de produto do aplicador antes de começar;
2. Em um único movimento, aplique a máscara nos cílios superiores da raíz às pontas, seguindo do canto externo ao interno, fazendo um movimento horizontal e vertical;
3. Para turbinar os cílios inferiores, o segredo é escolher o pincel. Prefira as máscaras cm aplicadores menores e mais finos, e então, apenas encoste a ponta do aplicador na posição verticar nos pelinhos para não borrar.

Tipos de pinceis e para quê serve:



Tipos de cílios:

1. Retos: Prefira amáscara curvadora, pois ela vai curvar os cílios e dar sustentação;
2. Falhos: A máscara não corrige as falhas, mas as que são brancas dão a sensação de preenchimento. Espere secar e aplique a máscara de volume;
3. Finos: Exigem varias pinceladas de máscara de volume com formulação não muito fluída. Ela forma uma película que dá a impressão de engrossar os cílios;
4. Curtos: Passe a máscara alongadora da raíz as pontas dos cílios. Depois, com o pincel na vertical, invista no canto externo dos cílios;
5. Longos e retos: Passe uma camada de máscara curvadora e depois dê várias pinceladas com uam tradicional, que não seja muito fluída ou muito expessa;
6. Muito longos: Use somente uma camada de máscara líquida e de pigmentação rápida.

Outro tipo de máscara são as coloridas, que fazem muito sucesso e são lindas. Mas elas tem o pincel comum e não é legal usar em excesso, pois deixa o make pesado. Use poucas camadas.


Mais algumas dicas:
  • Use o curvex para deixar seu olhar mais atraente e sexy (saiba mais sobre o curvador de cílios em breve);
  • Não exagere na quantidade de máscara e não retoque muitas vezes;
  • Cuidado para não borrar, você pode usar um lencinho de papel para proteger o resto do make na hora de passar a máscara;
  • Cuidado para não coçar os olhos quando estiver usando a máscara, não só poderá borrar como encadeará uma cojutivite;
  • Use a máscara incolor para pentear as sombrancelhas, elads ficarão mais arrumedinhas e bonitas.
Gostaram das dicas de hoje?
Então, não perca os próximos posts.
Bjos!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Perfumes: A sua marca registrada

Todos nós temos um cheiro na lembrança que pode ser de uma pessoa, um lugar ou um objeto do passado que nos traz coisas boas. O perfume simboliza lembranças de tempos passados e ao mesmo tempo nos faz lembrar de algo inesquecível que nos deixa felizes.
Qual o tipo de perfume que você aprecia? Doces, florais, musk? O perfume é um acessório tanto de sedução como sua marca registrada, que a faz sentir-se bem usando-o. Não importa seu gosto, seu cheiro é algo que sempre será lembrado, tanto pelos seus familiares quanto para outras pessoas.
Existem tipos de perfumes para serem usados em cada ocasião. É importante saber usá-los em conformidade.

Tipos de perfumes:

  • Cítricos Florais ou Frutados: As matérias-primas são extraídas de cascas de frutas cítricas como lima, limão, laranja, bergamota, etc.
  • Florais Aldeídos: As matérias-primas são extraídas de flores.
    São perfumes românticos, delicados e discretos
  • Fougère ou Amadeirados: As matérias-primas são leves e frescas extraídas normalmente da madeira, tubérculos e raízes. São utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipres Florais: As matérias-primas são extraídas de musgos, normalmente, do carvalho. São perfumes clássicos e sofisticados
  • Orientais Florais: As matérias-primas são à base de âmbar, baunilha e tuberosas. São perfumes fortes, marcantes, misteriosos e super sensuais.
  • Couros Secos: As matérias-primas são extraídas do tabaco, de madeira, couro, musgos, etc. São fragrâncias extremamente secas que tentam reproduzir o aroma do couro
  • Aldeídos Florais: São geralmente misturas sintéticas (os aldeídos). Possuem uma certa frescura inicial característico e picante.
  • Aromáticos Secos e Frutados: As matérias-primas são a base de cominho, manjericão, estragão, cravo, canela, noz moscada e pimenta. São misturas de secos e frutados que criam uma fragrância híbrida.


  • Como escolher o perfume certo e não cometer exageros?


    Consultamos Renata Aschar, especialista e autora dos livros: "Guia de Perfumes" e do best seller "Brasilessencia: A cultura do perfume", para nos dar dicas infalíveis sobre como usar esta arma poderosa a seu favor.
    Inicialmente questionamos Renata sobre como escolher um perfume. A especialista foi enfática ao dizer que é fundamental testar a fragrância na própria pele, mas faz um alerta: "as condições de saúde interferem na química do corpo, portanto evite testar o perfume após alimentação pesada ou condimentada e depois de exercícios físicos vigorosos. Para descobrir o verdadeiro aroma na sua pele é preciso aguardar, pelo menos, uma hora após a aplicação, para o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância: as notas de saída que duram no máximo 15 minutos; as notas de coração que são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos; e as notas de fundo, as mais tardias, porém mais persistentes", ensina Renata.
    Ok. Mas estamos no verão e transpiramos demais, e isso também altera a química da pele e conseqüentemente do perfume. Para não errar em dias quentes, Renata sugere aromas leves, como os florais frutais, as lavandas, os cítricos e até mesmo os unissex.
    Para não errar a mão, na hora de passar o perfume Renata afirma que vale colocar um pouco na palma das mãos e espalhar fugazmente pelo corpo. Também vale perfumar o rosto: o aroma ficará em contato direto com o olfato do parceiro na hora do romance. Aliás, dizem que uma mulher deve passar perfume onde gostaria de ser beijada. Afinal, em matéria de sedução, o perfume é um poderoso aliado.
    Outra preocupação de quem usa perfume é quanto tempo ele vai ficar na pele. A especialista diz que a duração está relacionada aos seus ingredientes. "Perfumes com ingredientes mais leves e voláteis, quimicamente falando como lavanda e cítricos, evaporam mais rápido na pele. Para maior duração, aposte em ingredientes mais densos como musk, madeiras, âmbar, entre outros.", diz. Aplique o produto no pulso - perfumes duram mais em pontos de maior pulsação, incluindo umbigo, nuca e área atrás dos joelhos. Se for o caso, pode-se aplicar no braço.

    Dicas importantes:

    - Aplicar o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado - além de haver o risco de manchar a peça.
    - Aplicar perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante - e provocar manchas na pele.
    - Misturar fragrâncias. Não misture perfume com desodorantes, cremes ou loções com cheiros diferentes. No caso de shampoo e sabonetes tudo bem, mas no caso do hidratante para o corpo, com certeza, procure sempre usar ambos do mesmo cheiro.
    Caso a pele fique irritada com a aplicação de um perfume, é melhor deixá-lo de lado. A reação indica alergia à fragrância ou a algum de seus componentes.

    Passe o perfume do geito certo:

    Criar perfumes é um trabalho de verdadeira alquimia, pois são as combinações e as proporções de essências usadas em sua fabricação que determinam não apenas o cheiro, mas também sua fixação na pele.
    Geralmente as bases oleosas fixam-se melhor na pele sem alterações bruscas de odor quando se misturam às substâncias de nosso organismo. Em contrapartida, as bases alcoólicas evaporam mais rápido.
    Enquanto alguns perfumes podem acompanhá-la até o dia seguinte, aonde quer que você vá, outros podem ser percebidos por apenas 30 minutos. Os perfumes mais leves, normalmente duram menos tempo. Veja o que fazer para que os perfumes durem mais.

    Make: O batom matte é a sensação do inverno 2012

    Neste inverno as cores que serão tendências são o nude, o marrom, o lilás, o rosa bebê, o verde escuro, o azul escuro, o vermelho, o vinho, e outras características desta estação. O batom não vai ficar de fora, a tendência é o batom de efeito Matte, que dá a impressão de boca fosca e hidratada.
     Várias marcas estão fazendo história com a virada das estações, usando a seu favor os tons que são tendências de cada uma. Assim como as roupas, a mquiagem também muda conforme as tendências da moda.
    Não deixe de usar este artifício á seu favor, pois são cores muito lindas e que vão fazer a cabeça de cada mulher. Não tenha medo de ousar nas cores deste inverno, pois combinam com a estação e vão te deixar muito mais linda e poderosa.


    Acessórios: Os cintos nunca saem de moda

    O que dizer dessa acessório tão legal? Ele foi tendência do moda no Primevera-verão deste ano de 2012. E não será diferente nessa estação, pois os cintos deixam um look mais bonito e ao mesmo tempo com cara de seriedade. Pode-se usar com vestidos, saias, abaixo dos seios para marcar acima de uma blusinha básica ou para dar um ar sério para o trabalho, pode ser usado com uma camisa básica embaixo do terninho.
    Os cintos são acessórios super fashion e vive mudando de cara todos os anos, mas nunca deixa de ser moda. Eles tem tamanhos e espessuras diferentes. Na estação anterior era comum observar-mos na rua os cintos fininhos marcando abaixo dos seios junto com uma blusinha básica, uma camisa, um vestido super soltinho, pois ele fez muito sucesso no verão. Por isso, ele continua a ser moda, pois este acessório cativou a todas nós pela verstilidade em que ele compõe um look bonito.
    Na esteção passada, os cintos em cores neon e cítricas fizeram com que um look básico ficasse mais feminino e divertido, era exatamente isso que o verão propôs neste ano. Cintos com flores e laços vão continuar em alta nesta estação de outono-inverno. Taxas, estrass e fivelas de todos os tipos e tamanho nunca sairão de moda. Então, abuse e use os cintos, não importando o tamanho e o estilo que vai compôr sua roupa, seja para um happy hour ou para trabalhar. Faça desse acessório um aliado para deixá-la mais chamativa, seja com seriedade ou divertida.
    Você deve ter pelo menos um em seu armário, pois é um acessório super versátil. Escolha um de cores nudes, que nunca sairão de moda. Os pretos e marrons também são boas pedidas para combinar com qualquer look.
    Hoje em dia o cinto não precisa mais combinar com a cor dos sapatos e da bolsa. Isso é um tempo que já passou. Então, você poderá usar sua imaginação e descombinar tudo, mas com harmonia de cores, ok?
    Depois dessa dica para deixá-la mais poderosa do que já é, me despeço das minhas leitoras com grandes beijos e um bom feriado!

    quarta-feira, 6 de junho de 2012

    Unhas Ombré

    Que tal fazer outro estilo de unhas para sair com as amigas. Pra quem não conhece o estilo dessa unha, ela é assim: Escolha uma cor que você goste e pegue 4 ou 5 tons dessa mesma cor. Se você escolheu 4 tons o 5º tom será o branco. Pinte suas unhas usando esses tons do tom escuro para o mais claro até chegar o tom branco, que será o ultimo a ser aplicado, como mostra a figura abaixo:
    Você pode passar uma camada de brilho ou até mesmo um gliter para deixar as unhas mais charmosas, como o exemplo na figura abaixo:
    Ou, você pode excluir o branco e usar apenas os tons da cor que desejar:

    Bem, fica a seu critério usar a imaginação e fazer das unhas ombré uma tendência onde você vive.
    Gostaram da dica?
    Vejam outros posts sobre unhas e escolha a que você mais gosta e arrase.
    Bjos!

    terça-feira, 5 de junho de 2012

    Unhas: Filha única

    Ultimamente ando pesquizando sobre unhas. Você já deve ter visto outros posts meus que falam do assunto..pois é, a unha é uma coisa que deve ser bem cuidada, mas o que é bem legal da unha é que dá pra inovar e sempre usar um estilo diferente. Aposto que você já ouviu falar da unha filha única. Não? Então acredito que vá se apaixonar quando conhecer.
    Então, mãos á obra:
    Para quem está por fora do assunto. A filha única é aquela unha que você pinta diferente das outras. Você pode escolher a unha que você quer que fique diferente e deixá-la diferente usando outra cor, que pode ser a mesma mas de tom diferente ou usar um outro tipo de esmalte por cima, como por exemplo esse que está na imagem acima. Ela usou esmalte com glitter, você pode usar outros tipos de glitter e fazer diferente..solte sua imaginação e faça filhas unicas bem legais. Este estilo de filha única é a simples.
    Ou, você pode inovar fazendo arte em uma só unha ou vice-versa. Que tal experimentar uma como essa da imagem acima. É bem legal..''solte suas feras'' e invente. Esse estilo é a unha artística única. Você também pode usar pedras para unhas, vai ficar bem legal.
    Acompanhe outros posts que fiz sobre o assunto e inove mais ainda..rsrs!
    Use sua imaginação fundindo várias técnicas em uma só e divirta-se fazendo a decoração de apenas uma unha. Super legal, né?

    Você também pode usar essa mesma técnica nos pés, como mostra a figura acima.
    Então, agora é sua vez de inovar. Faça a sua filha única e, se gostou da dica, deixe seu comentário.
    Bjos!

    Make outono-inverno: Delineado duplo

    Você já deve ter reparado como a moda do make vai e volta, pois neste inverno a tendência é combinar o delineador preto com um delineador colorido, seja ele qual for. Várias modelos e cantoras aderiram ao delineado duplo, que deixa os olhos mais chamativos e não precisa usar sombra porque o lápis colorido já dá um tom legal nos olhos.
    A moral é a seguinte: Prepare a pele normalmente antes de fazer o delineado duplo, você pode usar o primer para fixar melhor e faça um traço rente aos cílios com o delineador líquido preto (de preferência liquido porquê é bem mais fácil aplicar) e depois escolha ou o lápis colorido ou um delineador líquido colorido e faça um traço rente ao traço preto. Não é difícil, se você tem prática de usar o delineador, não será ''um bicho de 7 cabeças''..rsrs!
    Que tal copiar algumas modelos que aderiram esse traço duplo?
    Então observe e copie, você irá arrasar:

     Traço preto + verde = combinação perfeita e não muito chamativa, você pode usar em ocasiões que não necessite de ''glamour''. Use no seu dia-a-dia e faça diferente das outras mulheres. Katy Perry costuma usar essa combinação de traços em seus shows, que tal copiá-la e fazer bonito.

















    Traço preto + amarelo = Muito diferente e ao mesmo tempo divertido, dá um ar mais descontraído ao make e pode ser usado em dias mais descontraído, como por exemplo, um happy our com os amigos, um cineminha, um passeio no parque e etc...












    Traço preto + rosa = Vai sair com o namorado, que tal dar uma ar romântico ao seu make? Você pode usar nos olhos o rosa e combinar o batom com uma cor mais
    nude. Pois, muito rosa, estraga o make.








    Traço preto + dourado = Você pode usar essa variação para uma balada ou evento á noite. Vai deixar seus olhos mais ''chiques'' e menos chamativos para uma ocasião mais séria.








    Traço preto + branco = Originalidade e básico são as palavras chaves para essas duas cores. Use nos dias em que você vai trabalhar, ou até mesmo estudar. Essa combinação é legal porquê você poderá usar nas ocasiões do dia-a-dia.










    Traço preto + azul = Mais uma cor para ser usada em dias ''comuns'', use sem medo, pois estas cores mais fraquinhas e sem muito brilho podem ser usadas no dia-a-dia.





    Depois de tantas demonstrações, que tal você mesma criar seu proprio look fazendo misturas de delineadores coloridos? Não tenha medo de ''fazer diferente''. Depois de você fazer os traços, use muuuuuuuuuuitas camadas de máscara para cílios e fique cada vez mais linda.
    Gostaram da dica? Se quizer saber mais sobre delineadores, veja um post mais antigo sobre taços diferentes e para quem não sabe usar o delineador, recomendo que também dê uma olhada neste post, lá dou várias dicas de como fazer o traço.
    Bjos!

    segunda-feira, 4 de junho de 2012

    Cabelos: Qua o seu tipo?

    É importante saber qual é o tipo do seu cabelo para tratá-lo de forma adequada. Cada estilo de cabelo, seja seco, oleoso, ou normal, deve ser cuidado com produtos específicos. Mas caso você tenha dificuldade, peça ajuda a um profissional para lhe orientar melhor.
    Fique atenta à qualidade dos produtos. Vale a pena investir um pouquinho mais para manter seus cabelos saudáveis.
    O fundamental para evitar problemas como queda, seborréia, oleosidade, calvície e caspa é saber cuidar dos fios e saber qual o ciclo de vida dos cabelos.
    Os especialistas dividem os cabelos em três tipos: normais, oleosos e secos.

    Cabelos Normais

    Macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. Fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita freqüência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.
    Hidratação: A hidratação pode ser feita a cada 15 dias para manter o brilho e a vitalidade.
    Receita caseira: Iogurte com manga
    • Bata no liquidificador um copo de iogurte integral sem sabor e ½ manga.
    • Acrescente uma colher de óleo de oliva.
    • Passe o creme nos cabelos e deixe agir por 20 minutos.
    • Lave normalmente.

    Cabelos Oleosos


    Quem possui cabelos oleosos já não tem tanta sorte, já que as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente. Procure utilizar xampus específicos para cabelos oleosos.
    Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez ao mês.
    Receita caseira: Espinafre com Alecrim
    • Bata no liquidificador um maço de espinafre cozido, com dois galhos de alecrim.
    • Em seguida coe e passe o líquido nos cabelos.
    • Deixe agir 30 minutos e lave normalmente.

    Dicas para Cabelos Oleosos

    Os cabelos oleosos normalmente são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia grudados na cabeça e com aspecto sujo. O primeiro passo importante é a limpeza. Ela deve ser feita diariamente e com muito critério para não comprometer ainda mais a função equilibrante das glândulas.O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse.A excessiva oleosidade capilar tem sido apontada com frequência como um importante causador de queda de cabelos. A limpeza adequada e a correta estimulação do metabolismo capilar são aliados fortes no combate à queda. 

    Cuidados com Cabelos Oleosos

    Cabelos Oleosos

    Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas poucas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras.

    • Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
    • Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
    • Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.
    • Cabelos OleososUse xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
    • Use xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.
    • Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.
    • Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.

    O ideal é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo contribuindo na desobstrução de pequenas partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, e que nutra adequadamente o bulbo capilar. A formulação dos xampus deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.

    Causas da Oleosidade

    A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.

    Tratamento

    Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.
    No mundo da cosmética já existem xampus e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Xampus anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar também medicamentos via oral.

    Cabelos Secos ou Ressecados

    Assim como os cabelos oleosos, os secos também demandam uma certa atenção de quem os possui. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho, são ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.
    Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez por semana para manter a lubrificação dos fios.
    Receita caseira: Abacate e leite de coco
    • Bata no liquidificador meio abacate e acrescente ½ xícara de leite de coco.
    • Passe a mistura nos cabelos e deixe agir por 20 minutos.
    • Lave normalmente.
    Observe a tebela e saiba distinguir quel o seu tipo de cabelos:

    Qual o seu tipo de pele?

                 Nos dias de hoje é importante saber-mos qual o nosso tipo de pele para poder escolher o melhor produtos para tratá-la. Por isso, quem não sabe qual o seu tipo de pele tem dificuldades de encontrar o produto certo á ser usado e acaba piorando sua condição de pele deixando-a mais seca ou mais oleosa do que já está. Muitos cosméticos no mercado tem a ação adstringente para melhorar as peles oleosas que, em seus poros abertos, podem conter espinhas e acne. Para quem não possue esse problema, mesmo assim é importante tratá-la como prevenção. O uso de quimica está em nosso dia-a-dia, nos sabonetes que usamos durante a manhã para lavar o rosto, nos cremes que usamos diariamente, na maquiagem que usamos tanto para sair quanto pra ficar em casa (o segundo não é meu caso..rsrs), por isso devemos usar o produto certo para que a pele não fique com o aspecto de espelho ou quebradiço.
                No inverno a situação da pele agrava, pois com o frio e o banho quente deixa-a rececada ou oleosa de mais. Por isso é bom entender que tipo de pele se tem para escolher o tratamento certo e o produto adequado com o tipo de pele.
               Aqui você vai saber qual o tipo de pele você possue e algumas dicas para cuidar de sua pele no inverno.

    Pele Seca

    Pele Mista
     
    A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.
    A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas. A pele possui uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência a descamação. Em certas regiões (secas) é necessário um cuidado maior com relação à hidratação.
    Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

    Pele Oleosa

    A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida.
    Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética.  Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.

    Poros Dilatados

    Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção.
    Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.

    Limpeza

    Pele OleosaA pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.

    Esfoliação


    Pele OleosaA esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.

    Tonificação


    Pele OleosaA tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele.
    Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele.
    Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece.

    Hidratação


    Pele OleosaNa hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.

    Proteção Solar

    Pele OleosaUtilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

    Maquiagem


    Pele OleosaAntes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é extremamente importante que a pele esteja limpa e tonificada. Utilize base facial livre de óleo e use um pó facial para tirar o brilho excessivo da pele. Mas cuidado para não usar maquiagem em excesso, pois isso pode deixar a pele ainda mais oleosa.


     Pele Sensível

    A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.
    Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas — além de também serem muito propensas à descamação.
    Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos.
    De um modo geral as peles claras têm mais tendência a apresentar sensibilidade.

    Cuidados com a Pele Sensível

    Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis — jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele, passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.
    Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.
    O tônico deve ser suave, sem álcool. A hidratação também deve ser feita com produtos especiais, já que produtos comuns podem causar alergia.

    Cuidados pela manhã

    A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.
    • Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação.
    • Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.
    • Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.

    Cuidados à noite

    • Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza.
    • Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.
    • Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
    • Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.
    Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

    Dicas para Peles Sensíveis

    • Na hora da maquiagem prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.
    • Evite cosméticos resistente a água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.
    • Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.
    • Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.

    O uso de ácidos deixa a pele mais sensível

    A pele sempre fica mais sensibilizada ao usar ácidos, ela resseca, fica avermelhada, coça e descama. Geralmente ocorre em quem está começando a usar o ativo. Mas se você já usa ácido retinoico há tempos e só agora ficou com a pele sensível, o culpado pode ser o exagero na quantidade aplicada ou o clima frio. No frio a pele resseca e pode dificultar o uso do ácido.
    A pele sensível, que arde e inflama ao entrar em contato com substâncias fortes demais, funciona como um alerta do organismo. O seu oposto, a pele resistente, é mais difícil de tratar. Como tem uma barreira sólida contra os agentes externos, tolera bem qualquer produto. Mas poucos cremes ou loções são concentrados o suficiente para penetrar nesse tipo de pele e produzir o efeito desejado, seja hidratar, seja atenuar rugas.